EJA

Oportunidade para jovens e adultos cursarem o Ensino Médio integrado ao curso Técnico em Enfermagem

Estão abertas a partir de hoje, 14, as inscrições para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) 2017/1. A oportunidade é para as pessoas que têm mais de 18 anos, que não possuem o Ensino Médio, mas já terminaram o Ensino Fundamental, e querem voltar a estudar. As inscrições e os cursos são todos gratuitos. São ofertadas 20 vagas no curso Técnico em Enfermagem no IFG Câmpus Goiânia Oeste.

A inscrição pode ser feita na página eletrônica do Centro de Seleção – www.ifg.edu.br/selecao. O candidato terá que optar por participar do processo seletivo pelo Sistema Universal ou pela Reserva de Vagas. Caso opte pela Reserva de Vagas, ele deverá declarar que cursou integralmente o Ensino Fundamental em escola pública, mediante comprovação; optar por participar como membro de família com renda bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capta ou optar por participar como membro de família com renda bruta superior a 1,5 salário mínimo per capita; ou optar por participar como candidato autodeclarado preto, pardo ou indígena ou como demais estudantes de escola pública.

Seleção

Com seleção simples, os candidatos às vagas ofertadas para os cursos da EJA passarão por três etapas: inscrição; participação em uma palestra, seguida de uma entrevista, e entrega de documentos. A inscrição pode ser feita até dia 14 de novembro, exclusivamente na página eletrônica do Centro de Seleção: www.ifg.edu.br/selecao. A palestra e a entrevista serão realizadas no dia 4 de dezembro, às 9 horas, pessoalmente no câmpus para o qual o candidato se inscreveu. Quem não participar dessa etapa estará fora do processo seletivo.

A entrega de documentos será realizada no dia da matrícula, 9 a 13 de janeiro de 2017 (1ª chamada), conforme item 10 do edital. Lá consta toda a documentação necessária a ser entregue nesse dia. A matrícula tem que ser realizada pessoalmente ou por procuração com firma reconhecida.

Sobre o curso

As aulas para o curso Técnico Integrado em Enfermagem Modalidade EJA são noturnas durante a semana (das 19h às 22h15) e matutinas aos sábados (das 7h30 às 12h30). O curso tem duração de três anos.

O mercado de trabalho para o Técnico em Enfermagem é amplo e vem crescendo nos últimos anos. Segundo a Classificação Brasileira de Ocupações, o Técnico em Enfermagem pode desempenhar atividades técnicas de enfermagem em empresas públicas e privadas como: hospitais, clínicas e outros estabelecimentos de assistência médica, embarcações e domicílios; atuam em cirurgia, terapia, puericultura, pediatria, psiquiatria, obstetrícia, saúde ocupacional e outras áreas.

A importância dos profissionais técnicos em enfermagem no Sistema Único de Saúde é facilmente visível, pois a categoria representa 25,7% do total dos trabalhadores na área de saúde que agrega 45 profissões de nível técnico e superior que atuam nos mais diversos níveis de atenção na área da saúde. Os profissionais técnicos em enfermagem têm a remuneração inicial mínima de R$ 800,00 variando até R$ 2.800,00, sendo acrescidas gratificações e taxas a depender da unidade e horário de trabalho, bem como da instituição ou serviço de saúde.

Mais informações acesse a página do Centro de Seleção: www.ifg.edu.br/selecao

Veja a chamada pública: http://selecao.ifg.edu.br/downloads/edital%20eja%202017-1.pdf

Veja o cronograma: http://selecao.ifg.edu.br/downloads/cronograma%20eja%202017-1.pdf

Inscrições podem ser feitas no link: http://selecao.ifg.edu.br/inscricao/?cod=1151@1887

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste.